UMA FOTOGRAFIA DO SOBRENATURAL
        Esta foto surpreendente foi tirada do irmão William Branham em Houston, Texas, em janeiro de 1950, pelo Stúdio Douglas. Foi tirada durante a mesma campanha na qual o irmão Bosworth trouxe a ele o pedido de oração de Florence Nightingale.
        Quando os fotógrafos, Sr. James Ayers e Sr. Theodore Kipperman, revelaram a fotografia, eles ficaram surpresos ao encontrarem a evidência de uma luz sobre a cabeça do Rev. Branham. Eles nunca tinham visto algo como isto antes e nenhum deles podia compreender a presença deste halo.
        No dia seguinte eles entraram em contato com o irmão Branham e outros integrantes do grupo. Foi então explicado a eles, que fotografias semelhantes a esta tinham sido tiradas antes, mas nunca tiveram a luz tão bem definida como nesta foto.
O negativo foi levado a George J. Lacy, Examinador de Documentos Duvidosos, a fim de certificar se a luz sobre a cabeça do irmão Branham poderia ou não, ser o resultado de uma exposição inexata, revelada ou retocada. O Sr. Lacy concordou em examinar o negativo e depois dar a sua opinião sobre o assunto. No tempo determinado, quando ele havia completado seus exames e formado as suas conclusões, ele veio à sala de espera onde os membros do grupo Branham, repórteres e outros estavam esperando. Entrando na sala, ele perguntou qual deles era William Branham. O irmão Branham se levantou e identificou-se.
O Sr. Lacy disse: "Rev. Branham, o senhor morrerá como qualquer outro mortal, mas enquanto existir uma civilização cristã, sua foto viverá". Esta foto agora está registrada, uma fotografia de um ser sobrenatural. Uma cópia dela está exposta numa das galerias de Washington, D.C.
Extraído do Livro "Um Profeta Visita a África do Sul", pág. 35
Laudo de Comprovação de Autenticidade - FBI (USA)
George J. Lacy
Perito em Documentos Questionáveis
Houston, Texas


29 de Janeiro de 1950


R E L A T Ó R I O E P A R E C E R

Re: Negativo Questionado

Em 28 de Janeiro de 1950, por requerimento do Reverendo Gordon Lindsay, que estava representando o Reverendo William Branham de Jeffersonville, Indiana, recebi do Studios Douglas da Avenida Rusk 1610 nesta cidade, um filme fotográfico de 4X5 polegadas exposto e revelado. Esse filme foi supostamente feito pelo Douglas Studios do Reverendo William Branham no Sam Houston Coliseum nesta cidade, durante sua visita aqui no final de Janeiro, 1950.

R E Q U E R I M E N T O

O Reverendo Lindsay requereu que eu fizesse um exame científico do negativo mencionado. Ele requereu que eu determinasse, se possível, se de alguma maneira ou não em minha opinião o negativo tivesse sido retocado ou "tratado" de alguma forma, subseqüente a revelação do filme, que causaria uma faixa de luz aparecer na posição de uma auréola sobre a cabeça do Reverendo Branham.

A N Á L I S E

Uma análise macroscópica e microscópica e estudo foi feita de toda a superfície em ambos os lados do filme, que era Eastman Kodak Safety Film. Ambos os lados do filme foram examinados sob luz ultravioleta filtrada e fotografias infravermelhas foram feitas do filme.



A análise microscópica falhou em revelar retoque do filme em qualquer parte por qualquer tipo de processos utilizados no retoque comercial. Além disso, a análise microscópica falhou em revelar qualquer interferência da emulsão na ou em redor da faixa de luz em questão.

A análise com luz ultravioleta falhou em revelar qualquer substância ou objeto estranho, ou o resultado de qualquer reação química em ambos os lados do negativo, que poderia ter causado a faixa de luz, subseqüente a revelação do negativo.

A fotografia infravermelha também falhou em divulgar qualquer coisa que poderia indicar que qualquer retoque tivesse sido feito no filme.

A análise também falhou em revelar qualquer coisa que pudesse indicar que o negativo em questão foi um negativo composto ou um negativo duplamente exposto.

Não houve nada encontrado que pudesse indicar que a faixa de luz em questão tivesse sido produzida durante o processo de revelação. Não houve também qualquer coisa encontrada que indicasse que isto não foi revelado por um procedimento conhecido e regular. Não houve nada encontrado no comparativo das densidades das claridades que não estivesse em harmonia.

P A R E C E R

Baseado na análise descrita acima e estudo, sou de definida opinião de que o negativo submetido à análise não foi retocado nem era composto ou negativo duplamente exposto.

Além disto, eu sou de definida opinião de que a faixa de luz aparecendo sobre a cabeça na posição de uma auréola foi causada por luz atingindo o negativo.

Respeitosamente submetido,

George J. Lacy
Uma cópia fotográfica da declaração de George Lacy, referindo-se à foto do Irmão William Branham com o halo sobrenatural.
(c) Igreja Evangélica Cristã "Tabernáculo da Mensagem"
R. Bernardino de Campos, 2-33 - V. Falcão - Bauru-SP - CEP: 17050-040 - Cx. Postal nº 385
Fone: (14) 3226-2969 - e-mail: igreja@tabernaculodamensagem.org.br